Pular para o conteúdo principal

Aprendendo.com: o papel dos tablets na aprendizagem - Um olhar sobre o espaço escolar (Resumo da minha dissertação - Mestrado)

"O contexto sociotécnico inaugurado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) apresenta novas demandas para vida diária, representando diferentes maneiras de lidar com o conhecimento, com as relações interpessoais, com a comunicação. Como forma de atender a esse contexto, o homem, nele incluído, cerca-se de aparatos que permitem maior imersão nesse universo. Dentre esses, destaca-se o tablet, incluído em escolas brasileiras, com o fim de torná-las mais tecnológicas e, portanto, adaptadas a essas demandas. No entanto, essa inserção tem inquietado, principalmente, professores, gerando tensões e, em razão disso, suscitado questionamentos. Desta feita, o objetivo central desta investigação é analisar o papel dos tablets na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio na perspectiva docente e discente e, para tanto, considerou as categorias teóricas das TIC, aprendizagem e prática pedagógica. Na realização do estudo empregou-se uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a aplicação de questionário, validado e adaptado, dirigido a estudantes de duas escolas estaduais e entrevista semiestruturada aplicada a professores de ambas as escolas. O tratamento dos dados quantitativos foi realizado por meio do programa SPSS e o dados qualitativos, por meio da Análise de Discurso. Os resultados demonstraram coincidência entre as perspectivas dos grupos de sujeitos investigados em ambas as escolas. A falta de acesso aos tablets, por parte dos professores, e de formação destes para uso pedagógico dessa tecnologia, comprometem o seu uso em contexto educativo. Tal comprometimento é tanto indicado pelos professores quanto percebido pelos estudantes. No tocante ao uso dos tablets por parte dos estudantes, estes indicam o sub uso na sala de aula, mas afirmam usá-lo como apoio para a aprendizagem fora desse espaço. Tal resultado não se coaduna com a perspectiva docente, uma vez que, para os professores, os estudantes usam o tablet apenas para lazer, não para fins de aprendizagem, por isso o concebem como distrator, entrave para a aprendizagem em sala de aula. No entanto, ambos os grupos concordam que o tablet é potencialmente viável para uso pedagógico, podendo contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem discente."

Fonte para  acesso ao resumo e para a dissertação: http://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/7328?show=full

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A multiplicação dos pães mexicanos

Essa história missionária é muito bonita e pode ser usada para falar com as crianças sobre o serviço a Deus, sobre o fato de podermos, mesmo pequenos, ser instrumentos para abençoar outras pessoas. Ao ouvi-la, há crianças que se emocionam visivelmente. Bom trabalho! Download de A multiplicação dos pães mexicanos

O menino de nove sombreiros

Esta é uma história missionária que pode ser usada para evangelizar as crianças, destacar a importância do compromisso com a verdade, entre outros fins. Para conseguir ainda mais atenção delas, use martelo, prego e madeira reais e coloque um a um enquanto conta a história. Mostre às crianças as marcas deixadas... Faça a aplicação ao final.  Deus abençoe! IMAGEM 1 Mapa do México mostrando a região onde Pablo morou em ralação aos Estados Unidos e América Central. IMAGEM 2 Pablo morava no México. Ele usava 9 sombreiros (chapéus), não porque estava frio no México (porque fica muito quente), nem porque tinha nove cabeças (porque ele tinha só uma cabeça como você e eu), mas sim porque ele vendia sombreiros. Ele sabia que podia vender nove sombreiros num só dia, o serviço estava bom e voltava para casa contente. Ele andava nas ruas gritando: - Sombreiros! Ó sobreiros bonitos! Sobreiros baratos! Só R$ 10,00.             Um ...