Pular para o conteúdo principal

Modernidade e pós-modernidade, tão distintas assim?

Esse texto1  trouxe alento a minha alma, silenciou a inquietação gerada pelo dia de hoje. A negação da verdade é também uma tentativa de estabelecer uma nova verdade, ainda que tenha outro nome, que seja apresentada sobre outras bases epistemológicas. Valeu a leitura!!!! Compartilho fragmento:


"Aqui, novamente, cabe reconhecer que uma parte importante do contraponto modernidade e pós-modernidade diz respeito à linguagem, compreendendo pensamento e linguagem, ou melhor, compreendendo pensamento, linguagem e realidade, em suas múltiplas articulações. Talvez seja por isso que modernidade e pós-modernidade tanto parecem polarizar-se como mesclar-se; simultaneamente distinguem-se e fundem-se. Seriam estilos de pensamento e narração distintos, mas reciprocamente referidos, determinados, nos quais se expressam as inquietações de uns e outros, a todo o mundo, no sentido de taquigrafar, codificar, esclarecer, compreender, explicar, imaginar ou mitificar o que há de complexo, contraditório, opaco ou infinito na realidade, nebulosa misteriosa.
Talvez se possa afirmar, em outra entonação, que toda narrativa, seja ela moderna ou pós-moderna, busca a possibilidade de tornar-se não só metanarrativa, mas apresentar-se também como o primeiro e único livro, primordial e seminal, a partir do qual todos os outros, presentes, futuros e passados, deveriam ser vistos apenas como adendos, prólogos, episódios, comentários, fragmentos."

1. Octavio Ianni. Língua e sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A multiplicação dos pães mexicanos

Essa história missionária é muito bonita e pode ser usada para falar com as crianças sobre o serviço a Deus, sobre o fato de podermos, mesmo pequenos, ser instrumentos para abençoar outras pessoas. Ao ouvi-la, há crianças que se emocionam visivelmente. Bom trabalho! Download de A multiplicação dos pães mexicanos

O menino de nove sombreiros

Esta é uma história missionária que pode ser usada para evangelizar as crianças, destacar a importância do compromisso com a verdade, entre outros fins. Para conseguir ainda mais atenção delas, use martelo, prego e madeira reais e coloque um a um enquanto conta a história. Mostre às crianças as marcas deixadas... Faça a aplicação ao final.  Deus abençoe! IMAGEM 1 Mapa do México mostrando a região onde Pablo morou em ralação aos Estados Unidos e América Central. IMAGEM 2 Pablo morava no México. Ele usava 9 sombreiros (chapéus), não porque estava frio no México (porque fica muito quente), nem porque tinha nove cabeças (porque ele tinha só uma cabeça como você e eu), mas sim porque ele vendia sombreiros. Ele sabia que podia vender nove sombreiros num só dia, o serviço estava bom e voltava para casa contente. Ele andava nas ruas gritando: - Sombreiros! Ó sobreiros bonitos! Sobreiros baratos! Só R$ 10,00.             Um ...